O que é o Gelatine Compute Cluster?

O projeto Gelatine Compute Cluster tem o objetivo de proporcionar o uso de uma infraestrutura relativamente heterogênea e possivelmente utilizável como estação de trabalho para processar aplicações de alta performance sob demanda.

Implantado, o Gelatine Compute Cluster pode propiciar capacidade de processamento tanto em aplicações MPI quanto SOA em diversas plataformas (Windows HPC Server, Suse Linux Enterprise Server, etc) fazendo um uso inteligente do processamento ocioso sem necessidade em investimentos em infraestrutura, podendo focar tanto em aumento de desempnho como economia de energia.

O Gelatine Compute Cluster utiliza conceitos de computação em nuvem assiociados à conceitos de computação de alta performance para garantir um ambiente flexível, econômico e confiável para execução de tarefas que demandem alto desempenho.

Detalhes
Trata-se de um sistema de balanceamento de carga sensível ao ambiente de clusters virtuais (environment aware load balancing virtual cluster system também chamado de orchestration system) que coordena máquinas virtuais que disponibilizam algum serviço, pode ser um HPC, um SOA, etc.. Pra isso ele usa as máquinas ociosas do ambiente, ocupando-as com máquinas virtuais, e ligando e desligando (tanto os hosts quantos as VMs) sob demanda e, ao mesmo tempo, se adaptando às mudanças do ambiente: se algum host for ser usado para outros fins, o sistema migra as VMs de lá para que elas continuem seu trabalho em outro lugar, mudando o recurso físico sem interromper o trabalho. Por essa característica o projeto foi apelidado de Gelatina: ele se molda ao ambiente, e se expande e se contrai sob demanda de recursos.

inflate.png
migration.png
multicluster.png

Last edited Mar 21, 2010 at 1:27 AM by azazyel, version 4

Comments

No comments yet.