HPC

Blog | Detalhes | Downloads | Versão Online

Instalação Cluster em Windows e Linux, Paralelização com Matlab, Interoperabilidade

br.gif
Projeto que visa o estudo de paralelização, usando o Matlab e suas bibliotecas. (Projeto concluído)

usa.gif
Conceptual project showing how to parallelize Matlab applications. (Project concluded)

--

Motivação
Definitivamente existem problemas sem soluções, por exemplo os NP-completo. Também existem aqueles que com certo esforço (muito reduzido em comparação com os NP-completo) podemos encontrar uma boa solução. O problema é que mesmo assim, um computador da mais nova geração levaria alguns anos para processar esse dado. Nasceram então os clusters com o intuito de buscar na paralelização resultados em menor tempo: e colou, pois hoje existem diversos clusters espalhados pelo mundo.

Objetivo
Aprender o que é paralelização e como pensar paralelamente, instalar e configurar soluções utilizando paralelização/clustering e entender os problemas relacionados a esta classe de soluções.

Visão Geral
Um problema paralelizável é aquele que pode ser resolvido de forma paralela, ou seja, dividida em partes que podem ser processadas ao mesmo tempo. Já adiantamos que nem todo problema pode utilizar-se desta técnica, e mesmo se for possível, é necessário um estudo para decidir se compensa ou não empregar esta técnica para solucionar o problema, devido a custos de sincronização, troca de mensagens em rede e outros fatores. Vejamos abaixo uma ilustração:
_visao geral HPC.PNG

Last edited Jun 3, 2008 at 2:34 AM by hnrqbaggio, version 11

Comments

No comments yet.