Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos
Projeto de Sistemas, Engenharia de Software, Documentação, Programação, Algoritmos, Design, Jogos

Motivação
A indústria dos games é vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Ela fascina o mundo de adultos, adolescentes e crianças com suas criações (games) que proporcionam momentos de aventura, medo e de outras tantas emoções que o ser humano pode sentir. Essa indústria conta com empresas antigas (Nintendo e Sony, por exemplo) e outras mais recentes (Microsoft, por exemplo) que movimentam, juntas, um montante na casa dos bilhões.
Toda essa grandiosidade tem por trás milhares de cabeças: desenvolvedores, músicos, designers, artistas plásticos, gerentes, coordenadores, vendedores... e tantos outros. Existe espaço para muitos neste mundo onde boas idéias não são o bastante: elas precisam de trabalho em equipe e capacitação.
Por uma grande faculdade passam milhares de cabeças todo ano, muitas entram e muitas saem. Existem, no meio desses tantos, aqueles com gosto e predisposição para desenvolver uma carreira no mundo dos games mencionado anteriormente. Mas, as chances de desenvolver o máximo do aluno em um ambiente sem experiências diretamente ligadas aos games são poucas.

Iniciativa
Visando a formação de estudantes melhores preparados para participar deste mundo, os professores Ricardo Anido e Rodolfo Azevedo decidiram iniciar um grupo de estudo e desenvolvimento de jogos. Junto a uma equipe de alunos do primeiro ano (formação inicial) e um Microsoft Student Partner como consultor (Bruno Aguiar de Melo), um primeiro jogo foi lançado, com nome iCoco, baseados em duas dimensões (2D) e permitindo demonstrar o potencial do grupo. Os esforços iniciais foram importantes para estabelecer o grupo que hoje é conhecido por GPDJ (Grupo de Projeto e Desenvolvimento de Jogos). Confiram mais detalhes na página oficial do grupo, e leiam o blog de atividades.

Links

Last edited Sep 30, 2010 at 12:45 AM by hnrqbaggio, version 10

Comments

No comments yet.