Estudos em Virtualização

Blog | Detalhes | Downloads

Microsoft Virtual PC, Sistemas Operacionais, Instalação, Configuração, Serviços

br.gif
Projeto que visa demonstrar como criar e configurar máquinas virtuais de várias versões de sistemas operacionais Windows e Linux; desde o uso de softwares de virtualização e as particularidades da configuração de cada sistema, até o uso de unidades de disco virtuais e periféricos. (Projeto concluído)

usa.gif
A tutorial on how to create and configure virtual machines using several Windows and Linux versions. This document covers the usage of virtualization software, configuration aspects and the usage of virtual peripherals. (Project concluded)

--

Motivação
Hoje existem diversos softwares e versões de sistemas operacionais. Ter diversas possibilidades num mesmo computador na maioria das vezes é inviável devido aos recursos como espaço em disco e as diferenças entre os sistemas que geram incompatibilidades difíceis de serem contornadas.
O uso de Máquinas Virtuais surge como uma estratégia que permite ao usuário ter varias máquinas emuladas num único computador. Assim, pode-se rodar diversos sistemas e até mesmo usá-los de forma conjunta, para diversas finalidades, como testes de softwares em diversas plataformas, por exemplo.

Objetivo
Neste trabalho, mostraremos como criar e configurar máquinas virtuais de várias versões de sistemas operacionais Windows e Linux; desde o uso de softwares de virtualização e as particularidades da configuração de cada sistema, até o uso de unidades de disco virtuais e periféricos.

Visão Geral
Usando máquinas virtuais (VMs), pode-se num único computador, denominado host, rodar diversos sistemas, sem a necessidade de uma ligação com o computador hospedeiro maior do que um arquivo emulando unidades de disco, protegendo a máquina real.
Embora não se evite o processo de instalação de um sistema operacional, há vantagens como a imediata remoção de uma máquina ou mesmo salvar seu estado atual e continuar um trabalho posteriormente.
Primeiramente, mostraremos os conceitos fundamentais sobre este assunto; em seguida, o uso das máquinas rodando Windows e Linux em diversas versões/distribuições.

Last edited Jun 3, 2008 at 2:21 AM by hnrqbaggio, version 9

Comments

No comments yet.